sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Novo Álbum



Quando Dido lançou seu bem-sucedido álbum Life For Rent, há 7 anos atrás, todos acharam que ela havia repetido - se não superado - o sucesso do álbum que a havia introduzido no meio musical mundial, No Angel, de 99. Um ano depois, com o lançamento do último single, Sand In My Shoes, estava iniciado, todos achavam, o processo de criação de seu novo álbum - e logo este seria lançado.

Porém, as coisas não foram tão rápidas. Safe Trip Home, como veio a se saber, foi lançado 4 anos depois, com uma enorme ansiedade por parte dos fãs devido ao angustiante atraso. Toda aquela expectativa criada para ouvirmos uma triste e quase sonolenta voz a cantar. Claro que o álbum tem suas notáveis qualidades, a crítica especializada aplaudiu, mas os fãs tiveram uma certa sensação de má-digestão.

Atribui-se a esse tom introspectivo a morte do pai (fator determinante para o atraso do lançamento). Nesta obra, Dido raramente aumenta o tom, com raras e pouco ousadas exceções. Os toques da eletrônica, característicos nos primeiros álbuns, são deixados de lado aqui - exceto na última e longa faixa, Northern Skies; mas ainda longe do que estávamos acostumados. Agora passados 2 anos, os fãs voltam a aguardar a nova criação da cantora. Aqui, faço um "resumão" das últimas notícias do 4º álbum, em atual composição, com declarações da própria Dido, tudo tirado e traduzido diretamente do site oficial.



O 4º ÁLBUM

Começando com a entrevista (na íntegra) publicada no site oficial nos dias 7 e 14 de Outubro do ano passado, Dido nos fala sobre como está sendo fazer este novo álbum:

Parte I (link), publicada em 07/10/09

Olá Dido, como você está?
Muito bem, obrigada. Esta é a minha época favorita do ano. Acabo de chegar de uma fantástica caminhada no campo, onde estou trabalhando. Não há nada melhor no mundo do que andar no frio sobre a luz do sol, então me sinto ótima.
O que você tem feito nos últimos meses?
Tenho trabalhado no meu novo disco. Os últimos meses foram na maioria passados em casa, apenas escrevendo e gravando sozinha na minha própria cozinha - ainda o lugar mais produtivo!
Como o novo material está ficando?
Ótimo. Estou realmente gostando do que estou fazendo. Tenho voltado a abraçar as minhas raízes na eletrônica, que é ainda mais legal depois de tudo o que eu aprendi nestes últimos anos. Amando Logic 9 também.
Como o novo trabalho se compara com as músicas de Safe Trip Home?
Você vai ter que esperar pra ver! Vou informar mais ao longo do tempo, mas é um mundo totalmente novo.
Você ainda está tocando vários instrumentos?
Até agora, estou tocando todos eles. Mas felizmente contrataremos alguns profissionais em breve! Estou trabalhando com Rollo no momento e ele é ótimo em me inspirar a tocar tudo. Na verdade, ele não me dá muita opção.

Parte II (link), publicada em 14/10/09

Tem sido divertido trabalhar com Rollo no novo álbum?
Com certeza. Eu amo trabalhar com o Rollo. Ele está sempre empolgado e sorrindo e me inspirando, é uma ótima compania.
Você tem uma vaga ideia de quando nós poderemos ouvir o novo material?
Vocês vão começar a ouvir as coisas aparecendo ano que vem [2010], com certeza.
Há algum plano para uma turnê?
Este vai ser um disco muito divertido para fazer shows, então sim.
O que você tem ouvido?
Esta manhã a minha lista de caminhada incluía William Orbit (Strange Cargo III), House of Cards por Radiohead, Sombre Reptiles por Brian Eno, Something in the Way She Moves por James Taylor, Kool and the Gang's Get Down On It, Jack Penate, The Orb's Little Fluffy Clouds, Lindstrom, La Roux, Harry Nilsson, Regina Spektor, Trentemøller e Deadmau5. Todos que me colocam em ótimo humor.
Finalmente, qual é o melhor filme que você tem visto ultimamente?
Gostei muito de "In The Loop" e "Story of Anvil" (final brilhante!)

No dia 12 de Janeiro deste ano, Dido também respondeu a algumas perguntas da equipe do site oficial a respeito do novo álbum. Segue aqui a tradução exclusiva de uma pergunta sobre o que muitos fãs estão aguardando: a volta da eletrônica:

Você decidiu deliberadamente fazer este álbum voltar às suas raízes na eletrônica, ou simplesmente aconteceu?
Como tudo o que faço na minha vida, simplesmente aconteceu. Não sou muito boa em planejar essas coisas ou pensar muito adiante. Nunca fui. Parte disso é que só faço a música que quero escutar naquele momento específico; a outra é que instalei um novo programa Logic no meu computador ano passado e estou me divertindo à beça mexendo nele em casa, e o disco apenas cresceu disso e de todos os sons inspiradores que pude criar ou ouvir. A diferença de antes é que fazer o último álbum me ensinou muito sobre tocar instrumentos, arranjos, engenharia, produção, etc. Que eu gosto de verdade de ser autossuficiente e de fazer música quando eu estou sozinha. E acima de tudo, quando eu entro num estúdio com Rollo e Sister Bliss, acho o máximo ter uma inspiração extra e ver as faixas se transformarem. Estou me divertindo muito fazendo este álbum.

Por enquanto é só isso que sabemos sobre o 4º álbum de Dido! Todas as notícias que vierem a partir de hoje você acompanha aqui, tudo traduzido exclusivamente do site oficial pro Dido Brasil!

ATUALIZAÇÃO - 05/03/2013

Fico muito lisonjeado por este ser o post mais lido aqui do blog. Porém, apesar o título ser ambicioso no sentido de fazer uma espécie de resumão de tudo sobre o novo álbum, ele está longe de o fazer. Logo, caso você queira ler tudo mesmo sobre o novo álbum (que como sabemos hoje se chama Girl Who Got Away), sugiro que clique neste link aqui para ler tudo o que foi publicado aqui no Dido Brasil sobre GWGA. Boa-leitura e obrigado por nos visitar! :)

7 comentários:

Pedro Antunes disse...

Meu Deus! Tomara que ela não caia no eletrônico total!
Tudo é eletrônico hoje em dia.. Qualquer coisa acústica é ouro!
Mas tenho esperanças, ela nunca fez algo realmente ruim..

Anônimo disse...

nuncaa ela fez coisa ruimm..
ela e perfeita!!

Unknown disse...

Simplesmente maravilhoso,não há uma só musica
que não seja perfeita,amo todas.

Anônimo disse...

DIDO minha Diva inspiradora...
qualquer trabalho dela, para mim estar de bom tamanho, so quero poder ouvir novas musicas nesta voz perfeita.. . frankys de carvalho

Anônimo disse...

Galera amooooooooo amoooooo ela de paixão minha cantora favorita mesmo eu ainda nao ter vindo ao brasil mas e isso ai bjs alex de belem do para..

Leona Folk disse...

Parabéns pelo blog! Temos trabalho acústico, que inclui 5 músicas da Dido, estamos preparando repertório tributo pra ela. Alguma gravações de nosso trabalho está disponível no site: http://www.reverbnation.com/leonafolk. Abraços!!! http://www.facebook.com/leonafolkmusic

Anônimo disse...

fala sério!os verdadeiros apreciadores das cançôes da dido não se decepcionaram com "safe trip home",a voz única dela é a mesma sob qualquer acompanhamento!