quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Nova música de Dido no último filme de Danny Boyle



O site oficial liberou hoje a notícia de que uma nova música de Dido com participação de A. R. Rahman, If I Rise, estará presente na trilha sonora do filme 127 Hours, do diretor Danny Boyle (o mesmo do ganhador do Oscar Quem Quer Ser Um Milionário?). O filme, ainda sem data de estreia no Brasil, retrata a história verídica de um escalador que fica preso numa montanha durante 5 dias - ou 127 horas, daí o título. Como de praxe, a gravadora libera a música no YouTube e Dido nos fala sobre ela: veja o comentário da cantora abaixo do vídeo.


"Estava trabalhando com a. r. rahman numa outra coisa no estúdio dele, e ele me perguntou se eu queria participar nessa música, pra trilha sonora do filme. Eu tinha lido o livro do filme (muito inspirador) e sou uma grande fã de danny boyle que adora trabalhar com a. r. rahman, então estava realmente disposta a fazê-la. Nós escrevemos If I Rise juntos, e ambos cantamos nela. Vi o filme agora, e é muito intenso e dinâmico. A cena do clímax é de fato difícil de assistir, mas é muito bem filmada e envolvente. Dx"

If I Rise está disponível para download no iTunes americano, e será lançada no Reino Unido no começo do ano que vem.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dissecando Safe Trip Home



Safe Trip Home é o nome do terceiro (e seguramente menos apreciado) álbum de Dido Armstrong. Lançado em 2008, contrariou a expectativa de milhões de fãs apaixonados pelo estilo musical presente em seus outros dois trabalhos, No Angel e Life For Rent, lançados em 99 e 2003 respectivamente. A troca da eletrônica pelo acústico neste álbum é apontada como um dos principais fatores que desagradaram o público.

Mas o que com certeza não se esperava, era a mudança radical de tom de um álbum para o outro. Em Life for Rent, temos faixas como White Flag, a homônima Life For Rent, a maravilhosa Don't Leave Home, Sand In My Shoes; enfim, músicas que retratam a voz de Dido em suas mais várias nuances, mas sempre com aquela sedosidade inconfundível. Porém, se já estávamos acostumados com o tom íntimo de Dido (lembrem-se de Mary's In India, My Lover's Gone, Honestly OK, etc), ela nos leva neste terceiro álbum a um nível muito mais profundo do seu íntimo.

Podemos eleger como causa a morte do pai, principal razão do adiamento de Safe Trip Home (Dido dedica-o a ele, logo abaixo dos agradecimentos no CD). Porém, a qualidade está longe de ter caído - é inclusive apontada uma evolução pelos críticos, que em sua grande maioria aplaudiram o trabalho. É aqui que vemos o talento musical de Dido despontando como nunca antes.

domingo, 14 de novembro de 2010

Faithless lança álbum de remixes



Quem acompanha o Dido Brasil já sabe que o grupo britânico Faithless lançou neste ano um álbum com feats de Dido em duas músicas. Agora, o álbum The Dance é relançado numa edição de luxo, chamada The Dance Never Ends. Além do disco original, a edição contém um disco bônus com remixes e vídeos. Ambas as músicas com participação de Dido, remixadas, estão disponíveis integralmente no site oficial - clique aqui e espere o player carregar, e as músicas começarão a tocar automaticamente. Pra quem esqueceu, as músicas se chamam Feeling Good e North Star, remixadas por Kyau &amp e Albert e Calida, respectivamente.

Ah, e pra quem quiser dar uma olhada no clipe de Feeling Good, aqui está, mas já vou adiantando que a Dido não aparece...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Dido dá primeiro tweet



Depois de criar ontem seu perfil na rede social da Apple, o Ping, Dido dá seu primeiro tweet genuíno em sua conta oficial. Lá, a cantora disse estar descobrindo como mexer no twitter, e parece estar bem à vontade em deixar seu analfabetismo digital. Em resposta aos seus seguidores, diz estar atualmente trabalhando em seu novo álbum (e se divertindo enquanto o faz), e que o mesmo não tem data definida de lançamento, mas com certeza será no ano que vem. Enquanto isso, no Ping, Dido recomenda a seguinte música de seu top 10 pessoal:

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Dido entra no Ping



No lançamento da última versão do iTunes pela Apple, um dos recursos mais divulgados foi a criação de uma rede social (exclusiva do software) dedicada à música, chamada Ping. Basicamente, é uma mistura de Twitter com Facebook: usuários podem ''seguir'' seus amigos e artistas preferidos, enquanto estes liberam aos seus respectivos seguidores materiais exclusivos (ou não).

Demorou um pouco, mas Dido juntou-se à rede hoje. Segundo nota do site oficial, "Ela usará [seu perfil no Ping] para compartilhar dicas e sugestões musicais, começando por uma obscura faixa do começo dos anos 80, que no momento é sua favorita para escutar no carro". Infelizmente, o Ping não está disponível para usuários brasileiros, sendo restrita apenas aos países que possuem uma iTunes Store.

Porém, como possuo uma conta na iTunes Store americana, não podia deixar vocês de fora, e já estou seguindo Dido. No campo Sobre este artista, está escrito "Dido está atualmente no estúdio gravando seu quarto álbum" (!). A primeira atualização da cantora, postada hoje às 14h (horário de Brasília), corresponde ao dito no site oficial: "Uma faixa do começo dos anos 80 eu acho. Minha música favorita pra escutar no carro essa semana. Dx". A música em questão é Baby Let Me Kiss You, de Fern Kinney.